top of page

Fundado em 2017, o Instituto Ohara é resultado da trajetória da vida profissional do Dr. Gilberto Ohara e foi criado com o objetivo de trazer toda a sua experiência para cuidar melhor da sua saúde física , mental e energética e melhorar a sua qualidade de vida cuidando do corpo físico através de exercícios físicos, dentro dos princípios da Medicina Integrativa, do corpo mental através das práticas meditativas do Mindfulness Integrativo e os cuidados com o Ch'i Gong e Lien Ch'i, e tem um estilo de vida dentro dos

Doutor Gilberto Hiroshi Ohara
novos conceitos da Salutogenese vivendo com coerência como o principal protagonista de ser saudável, gerenciando todos os recursos internos e externos para a sua longevidade .
O seu fundador se formou na XXa turma da FMRP-USP, fez Residência Médica em Traumato-Ortopedia e depois Cirurgia da Mão na Sta Casa de Misericordia de São Paulo e atuou em vários centros de referência com atividades científicas e de ensino como o Hospital Ipiranga, Hospital Matarazzo, Hospital Municipal Saboya desenvolvendo as suas aspirações acadêmica sendo conduzido para a realização do Mestrado e Doutorado na EPM-UNIFESP e continuou seguindo sua carreira academica se tornando Médico-Assistente da Disciplina de Cirurgia da Mão e Membro Superior do Departamento de Ortopedia da UNIFESP e se tornou Professor Afiliado da Escola Paulista de Medicina.
A sua carreira na vida militar dentro da PMESP foi inicialmente no Hospital da Polícia Militar de SP, onde com outros colegas, foram organizadores da Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do HPM que se notabilizou pela qualidade primorosa dos profissionais que foram treinados neste centro de formação e treinamento e tiveram uma base teorico-prática dada pela equipe de instrutores de alta categoria.
Foi docente na Escola de Educação Física da PMESP e reponsável técnico pelo setor de Reabilitação ampliar seus horizontes e adquirir novos conhecimentos e foi se especializar em Medicina Física e Reabilitação e Medicina Esportiva para atualizar os seus atendimentos na Unidade de Saúde da EEF.
Dentro do conceito de "Mens sana Corpore sano" e com o proposito de regular melhor o nível de estresse da tropa, iniciou-se um programa de práticas meditativas do Lien Ch´i com o Prof Jou El Ghia todas as manhãs com toda tropa o que trouxe alguns benefícios e resultados sensíveis na saúde do corpo e mente de toda tropa da EEF. Houve uma redução de problemas de doenças do corpo discente e docente, melhorou o aproveitamento escolar dos alunos da graduação e observou-se uma redução do numero de lesões esportivas em treinos, competições e provas dentro da Escola de Educação Física.
Tem participado de treinamentos de Auto-conhecimneto e Auto-desenvolvimento ministrando edições do Lider Training, Transcendendo seus limites, Renascendo com Amor, Ancestralidade, Epifania e muitos outros nas empresas como a Treem, Núcleo Renascer, Instituto Tadashi Kadomoto, Ammy, Eclos e outros. E vem seguindo esse caminho e como desenvolvimento pessoal despertou um interesse pela meditação e foi fazer formação de Mindfulness em protocolos internacioonais como o MBSR, MBCT, MBPM, MBHP e outros e se encontra em processo de supervisão e tem realizado cursos de Mindfulness Integrativo de 8 semanas com foco na promoção da saúde mental.
O Instituto Ohara está desenvolvendo um projeto de pesquisa e elegeu o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer) que trata de crianças e adolescentes com câncer como parceiro com o propósito de atender as necessidades de seus profissionais na redução do estresse e na melhora da qualidade de vida. Os resultados preliminares obtidos com a aplicação do Mindfulness Integrativo em 2 grupos presenciais de 8 semanas foram bastante animadores e satisfatórios na melhora da consciência pessoal diante do trabalho, família e nas relações pessoais com o mundo.. Todos responderam questionários quantitativos e qualitativos das percepções verificadas durante os encontros que mostraram uma significativa melhora no autocuidado e na regulação emocional.
Uma nova turma com o mesmo programa dada de forma intensiva em dois encontros nos sábados e as percepções foram bastante semelhantes nas respostas dos mesmos questionários.
Com a chegada da pandemia, foi planejado e executado o curso de Mindfulness Integrativo Online para duas turmas.
Por ser uma prática em que é necessário que os participantes tenham um acesso à internet de boa qualidade e a necessidade de um hardware quer seja um celular, laptop ou tablet para se conectar durante os encontros, houve alguns problemas intrínsecos dessa comunicação como uma ocorrência normal do tipo de atividade oferecida.
mesmo assim, apesar de ter uma desistência de cerca de 20 % dos participantes após o primeiro encontro, analisamos que talvez tenha sido pela falta de preencher as expectativas que não foram atendidas e as pessoas desistiram após esse encontro. Os demais integrantes do primeiro grupo conseguiram estarem presentes em mais de 75% dos encontros.
O Instituto Ohara firmou contrato com a AACD (Associação de Assisência à Criança Deficiente) para promover sem ônus para a instituição ,um curso de 8 semanas de Mindfulness Integrativo para os stakeholder com a participação de duas médicas, uma fisioterapeuta, um psicólogo, um engenheiro, duas voluntárias e outros profissionais de outras áreas que tomaram consciência da necessidade de se praticar a compaixão nos relacionamentos interpessoais dentro da instituição.
O Instituto Ohara promoveu o I Curso de Mindfulness Integrativo na Fundação ACL para os pacientes do grupo de dor crônica do Ambulatório de Medicina Integrativa da Fundação ACL . Foi solicitada uma contribuição voluntária em nome da Fundação para ser revertido na ampliação do atendimento do ambulatório médico. O grupo iniciou com 25 participantes e terminou com 22 pessoas que aprenderam a se relacionarem melhor com suas dores através da prática da compaixão consigo e com os outros mudando substancialmente as relações com as pessoas próximas e distantes mas sobretudo consigo mesma.
Como médico voluntário em Medicina Integrativa na fundação ACL onde é Diretor Científico da AMBDORT (Associação Médica Brasileira de BDORT) e vem desenvolvendo pesquisas com a técnica BDORT que é uma propedeutica para diagnóstico e tratamento de várias condições clínicas sob a ótica da conexão do corpo, mente e harmonização da energia essêncial através de várias práticas integrativas como a acupuntura, as terapias meditativas como o Lien Ch´i, Ch´i Gong, Tai Ch´i, práticas respiratórias de concentração, musicoterapia utilizando a frequência 432 para harmonizar as nossas atividades mentais e que denominamos de PRÁTICAS INTEGRATIVAS.
Está cursando a pós-graduação em Cuidados Integrativos na UNIFESP e tem se aprofundado no conceito de SALUTOGENESE que é um novo conceito de saúde em que a principal diferença é que cada um é o protagonista da sua própria saúde. Quem mais conhece o que faz bem para você e para seu corpo é você mesmo e é quem deve gerenciar todas as ações que vão nortear as ações para você ter uma boa saúde é você mesmo, auxiliado e orientado pelo médico integrativo. É possível através de um questionário de 29 perguntas é possível avaliar o perfíl do paciente ou de uma pessoa com algum disturbio e conhecer o perfil de cada pessoa no seu "senso de coerëncia" constitui-se como operacionalisador o modelo salutogênico e integra 3 componentes "Capacidade de compreensão" , "Capacidade de gestão" e "Capacidade de Investimento":
A “Capacidade de compreensão” corresponde à componente cognitivo e refere-se a forma como a pessoa aprende que os estímulos do meio interno e externo são como informações ordenadas, consistentes, estruturadas e claras. (Antonovsky 1993 ).
A “Capacidade de gestão” é o componente instrumental / comportamental e consiste na percepção do que cada um tem da disponibilidade e da adequação dos recursos para responder às exigências requeridas pela situação. Estes recursos podem ser pessoais ou sociais, onde se incluem os contributos de pessoas significativas ( Antonovsky, 1993).
A “Capacidade de investimento” refere-se a capacidade para perceber que os acontecimentos da vida fazem sentido, e por isso, encontram motivos para neles investirem a sua energia. Refere-se a amplitude com o que a pessoa sente que a vida faz sentido, que vale a pena investir energia nos problemas e nas necessidades. Este é o componente motivacional do “sentido de coerência”, considerada pelo autor como a mais importante (Antonovsky, 1993).
Antonovsky que explorou um conjunto de fatores e de variáveis, que designou de “Recursos Generalizados de Resistência “ e que podem ser agrupados em internos – físicos, bioquímicos e emocionais, ambientais e materiais, interpessoais ou relacionais e socioculturais. A capacidade de utilizar estes recursos é descrita como o “sentido de coerência“ e varia de pessoa para a pessoa (Lindstron e Erickson, 2006).
Nessa jornada criou um programa de conexão corpo, mente e essencia chamado CORPORALMENTE que é composto de exercícios corporais associado a movimentos respiratórias e treinos da circulação da energia (Ch`i) no corpo, Treinos de práticas meditativas como Tai Ch´i, Liang Gong, Ch´i Gong,e eu sou adepto de uma dessas práticas denominado Lien Ch´i que significa (treinar a en
A missão do Instituto Ohara é melhorar a qualidade de vida das pessoas através da conscientização de que o principal responsável pelo estado da sua saúde é você e que a sua manutenção também é uma procura individual para a obtenção da Saúde Integral.
Como principal caminho para despertar a consciência para viver o momento presente cuidando de sí próprio, divulgar e ensinar os fundamentos do Mindfulness Integrativo e promover uma mudança para um estilo de vida saudável, participativo e feliz de cada indivíduo, na sua busca de uma longevidade que vale a pena viver.
bottom of page